Ser melhor não é ser perfeito

Eu encontrei um apoio em Steven Universo pois eu me identifiquei completamente com o protagonista e pude me entender melhor através dele.

Em 5 temporadas ajuda a todos, é sensível e não tem medo algum de ser vulnerável, inclusive usa sua capacidade de empatia para poder fazer as Gems aceitarem as imperfeições afim de ser tonarem seres melhores do que elas já são. Eu diria que ao longo do desenho ele poderia ser descrito como emocionalmente perfeito, sem preconceitos e uma facilidade imensa de lidar com seus sentimentos e com os dos outros, tudo que ele quer é ajudar e amar.

Mas não existe um fim, assim como dito por ele mesmo. Não existe felizes para sempre, na verdade sempre existirá algo para resolvermos. Em Steven Universo Futuro ele perde seu propósito depois de ter ajudado todos, não existe mais caos e fim do mundo, ou seja, ele não tem mais ninguém para ajudar e isso faz ele se sentir sozinho, triste e inútil para qualquer outra coisa. Saber que ele não é emocionalmente perfeito como dito antes faz com que ele esconda isso dos seus amigos e família, reprimindo e tentar resolver sozinho. Afinal ele ajudou todos e ele é o Steven, só o Steven ajudava as pessoas e ele não pode ajudar a si mesmo. Ele se perde e se torna um monstro, inseguro, com medo, raiva, rancor e mágoas porque nada faz sentido depois que tudo acaba, "não tenho mais pessoas quebradas para consertar o quebrado agora sou eu".

Antes ele era uma criança, era fácil amar e viver num modo sobrevivência mas depois que tudo acaba as consequências das "aventuras" vividas por ele vem a tona. O mundo não tá mais em perigo, não tem mais gems precisando de salvação, não tem mais nada de errado mas o Steven ainda sim se sente mal consigo mesmo, ele não é mais útil, não é mais desejado, mesmo sendo um ser mágico eu vejo as crises dele como figurativamente como crises de ansiedade e acessos de raiva por conta dessa ansiedade. Ele não pede ajuda ele finge estar bem, porque na teoria era para ele estar, tudo está bem então então deveria estar também mas não é assim que ele sente, pelo contrário, Steven continua se sentindo vazio, nada o anima como antes. Ele se sente irritado por coisas minúsculas porque está emocionalmente esgotado depois de ter absorvido todos os problemas de todos e tentando os resolver durante sua vida toda. Por ter que resolver os problemas deixados pela sua mãe, os que ele não teve culpa alguma. Ele se sentia útil e capaz de ser um herói porque ensinava a quebrar preconceitos, perdoar, amar, sentir e que mesmo que você tenha errado muito se você quiser mudar de ideia e se tornar alguém melhor você pode e merece uma nova chance.

Steven sempre se sentiu na responsabilidade de ser melhor do que sua mãe havia sido no passado. Porque ele é o legado dela, mas ele não aprova o que ela fez, nem como ela fez, ele tentou ser melhor que ela. Ele era inocente e sentia que precisava ser a salvação dos erros dela a todo custo. Quando ele cresce e vê que ele herdou os "poderes destrutivos" dela, faz com que ele questione se realmente é uma pessoa boa de fato ou tudo era mentira. Ele esquece dos conselhos que deu às outras pessoas e apenas se pune por não estar feliz, por não se sentir seguro e completo como antes, ele se vê com raiva, ansioso e esconde isso mesmo que esteja a vista de todos de que ele precisa muito da ajuda que ele tanto dava.

Ele não é perfeito como pensam e tem sentimentos ruins como se achar o único capaz de saber o que é melhor para as outras pessoas. De achar que é injusto não ser correspondido da forma que ele quer, de que é injusto os amigos que ele tanto ajudou simplesmente irem embora e seguirem suas vidas. Cadê a recompensa por ter sido bom esses anos todos? Arriscando sua vida e resolvendo todos os problemas do universo e fazendo as pessoas serem melhores? A recompensa dele é se sentir só? Se sentir... um monstro, porque é isso que ele se torna (literalmente) depois de fingir estar bem por tanto tempo mesmo estando profundamente machucado e revoltado com as pessoas ao seu redor. Ele perde seu amor próprio e seu autocontrole se tornando seus próprios pensamentos negativos sobre si mesmo e era aquilo que ele achou que deveria ser...

Steven recupera a sua forma depois de uma enorme "crise" na frente de todos, sua família e amigos que ele tanto ajudou o abraçam e falam o quanto são gratos pela ajuda que tiveram, porém agora estão lá para fazer o contrário, não receber ajuda mas dar a ele que tanto precisa.
Eu me vejo no Steven, sempre tento ajudar e consertar as pessoas mas quanto a mim eu sempre tento estar bem, por os problemas dos outros acima dos meus, as vezes me sinto esse monstro, as vezes quero ajudar enquanto preciso de ajuda.

Steven não é emocionalmente perfeito. Somos falhos mesmo seguindo a receita de "ser alguém melhor", não basta seguir a receita e achar que seremos recompensados por sermos bons. Pessoas serão injustas conosco, não devemos ser bons esperando que sejam com a gente, devemos ser bons porque há bondade dentro de nós, independente se serão agradecidos ou não por isso. Steven deveria continuar sendo bom aceitando uma coisa que pra mim também é muito difícil de aceitar que são as mudanças, as coisas mudam e em maioria mudam da forma que a gente menos quer que aconteça, isso é revoltante, ver pessoas que amamos irem embora, ver nossos propósitos perderem sentido, coisas que curtiamos perderem a graça e ver que não somos mais tão amados e desejados como já fomos um dia.

Steven tem a sorte que muitos as vezes não tem, uma família que o amou na sua pior crise e o incentivou entender que tava tudo bem em ele se sentir daquela forma mesmo que ele achasse que não.
Ele segue um novo caminho a fim de se reencontrar e amar a si mesmo como um dia ele já tinha amado, entender e aceitar as mudanças impostas pela vida que por mais injustas que sejam é o que faz a vida ser o que é, cheia de fases e dor mas que não devem alterar a essência, a que existia no Steven mesmo quando ele era um monstro, o amor ainda estava nele, ele apenas estava machucado precisando de ajuda e ele agora vai ser melhor. Somos como Steven Universo, eu sou como ele e preciso me reencontrar depois de perder meu propósito e tá tudo bem viver esses processos pois são necessários para nos tonarem melhores e ser melhor não é perfeito.

- Nahaly Cristini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma explicação, não uma resposta

Meu trauma não me fez mais forte

Coisas Boas