Senso Deturpado de Justiça

Todos sabem o que é certo e errado, todos acham que o certo deve ser feito para que aja paz. Até certo ponto eu diria. A maioria das pessoas tem um senso de justiça muito distorcido, ancorando seus próprios erros nos dos outros.

Costumamos sentir culpa quando erramos mas é fácil manipular a nós mesmos nos pondo em papel de vítima para que a culpa seja diminuída, igualitária a de alguém que cometeu um erro igual ou pior que o nosso. Só que a gente esquece que é nossa responsabilidade sermos bons porque existe bondade em nós e não porque merecemos recompensa. Errar justificando o erro no outro é uma falha de caráter, se cria uma máscara por se acovardar em admitir que é errado e ponto, mas o medo da culpa é tão grande que é mais confortável ser a vítima da situação.

É como culpar alguém pelo seu sofrimento, alguém te sacaneou o erro está realmente na ação da outra pessoa, mas o que você vai fazer com seus sentimentos em relação ao que aconteceu é responsabilidade sua, ninguém pode superar por você. Não é dizendo que as pessoas não erram, elas erram sim, e isso nunca deve ser motivo para nós nos tornarmos iguais pra ser "justo", desejar o mal de quem lhe fez mal não te torna justo.

Na vida a gente sofre pra caramba, mas a gente tá mais preocupado em achar um culpado do que cuidar de nós mesmos. A posição de vítima conforta mas é uma forma de autosabotagem, não compensa, só você pode tornar a sua vida melhor, assumindo sua responsabilidade por suas ações.
Na Bíblia diz se alguém lhe der um tapa na cara que você deve lhe oferecer o outro lado. Não é sobre a vida ser justa, porque ela é feita de escolhas humanas e intenções falhas, é sobre VOCÊ ser justo pois você tem um coração íntegro e correto. É isso que nos diferencia dos demais, saber que eu não faço o certo porque recebi o certo, eu faço o certo porque é certo!

Eu errei, "fulano fez pior", a minha vida não é a de fulano. No dia do juízo final, será individual e não em dupla, assuma sua responsabilidade, carregue sua cruz e não olhe pros lados pois se você assistir a vida dos outros a sua passa e não volta.

- Nahaly Cristini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma explicação, não uma resposta

Meu trauma não me fez mais forte

Coisas Boas