Auto-invalidação

Inseguranças e a necessidade de aprovação, validação de fora faz com que a gente escolha se autopunir do que "incomodar" ou chatear outras pessoas por medo delas não nos amarem e acabarmos ficando sozinhos. A gente acaba sendo muito duros com nós mesmos, afinal lidar consigo é mais fácil pois eu tenho controle sobre mim, diferente seria com outra pessoa de fora.

Acontece que nossa autoestima fica muito frágil por carregar toda culpa sempre para não ter de culpar outras pessoas. Nossas palavras tem poder mesmo quando o destinatário é o mesmo que o remetente, acabando por vivenciar a rejeição tão amedrontadora que lá de início era o motivo desse comportamento autodestrutivo.
"Deixa pra lá, é besteira minha"
"Não me incomodou... que isso eu sei que é brincadeira"
"Ah não quero incomodar"
"Desculpa qualquer coisa"

E mais frases que usamos por pura Insegurança, achamos que as pessoas vão nos julgar tanto quanto nos auto julgamos. Lembrando que se algo te afeta é preciso ser trabalhado, independente de parecer bobo ou não, a partir do momento que um sentimento ruim se instala é preciso ser dito e não menosprezado porque isso é invalidação dos próprios sentimentos. E como alguém pode validar nossos sentimentos se nem a gente dá a importância necessária?

Dizer o que está acontecendo, dizer "você me deixa desconfortável", "olha isso aqui me magoou", "não, eu não quero", "estou me sentindo de tal forma". A primeira pessoa a se importar com seus sentimentos deve ser você mesmo para poder receber o respeito que você tanto dá às outras pessoas.

Se culpar é mais fácil, mais cômodo no momento mas a autodestruição a longo prazo é um martírio constante sem pausa. Já o enfrentamento de uma situação poder ser difícil mas além de trazer força e tirar o desconforto, dura apenas o tempo que realmente o momento em si deve durar.

- Nahaly Cristini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma explicação, não uma resposta

Meu trauma não me fez mais forte

Coisas Boas