A Lenda "Coelho na Lua"

Já olhou a Lua e percebeu que ela tem algumas manchas em sua superfície? Algumas pessoas a olham e vêem uma associação dos formatos com a de um coelho. Criando em cima dessa alusão diversas lendas sobre existir um coelho de fato lá.

Na China, o Coelho da Lua é conhecido como “O Coelho de Jade”, companheiro de Chang’e, a deusa lunar que dentro da lenda trás inúmeras e inúmeras versões diferentes sobre de como uma mulher fôra morar na Lua. Existe traços diferentes d história se pesquisar pois como em qualquer lenda ela vai se modificando com os anos.

Na versão que trago Chang'e era uma imortal com aparência de jovem que trabalhava no palácio do Imperador de Jade, localizado no céu. Um dia ela, acidentalmente, quebrou um vaso de porcelana estimado pelo Imperador e ele, furioso, a baniu para a Terra para viver como mortal.

Ela conheceu o arqueiro Houyi e eles se tornaram amigos próximos com rapidez. Um dia, algo estranho aconteceu: dez sóis se levantaram do horizonte e começaram a queimar o planeta e tudo que nele vivia. Com maestria, Houyi disparou 9 flechas e derrubou 9 dos sóis, salvando o planeta e sendo nomeado rei, desposando Chang'e em seguida.

Como soberano, ele conseguiu um medicamento muito especial que lhe garantiria a imortalidade, com um porém, assim que tomado viveria a eternidade na Lua. Manteve segredo de sua esposa Chang'e que sem saber do que se tratava assim que a encontrou tomou a pílula e se tornou imortal novamente, flutuando até os céus, contra sua vontade, em direção à Lua e se separando de seu grande amor. Vivendo isolada com a companhia de apenas um coelho. O coelho de jade.

Depois de um tempo Houyi também ascendeu ao céu e construiu um palácio no sol, então dessa maneira os dois passaram a representar o Yin Yang, símbolo da Lua e do Sol. Em outras versões o Houyi apenas vive condenado na terra como um simples mortal e morre depois de algum tempo, trazendo sofrimento eterno para Chang'e que ficará toda eternidade chorando acerca de seu único amor.

Ao que muitos acreditam sobre o formato do animal na mancha da Lua é a de que com ele tem um pilão onde ele fica moendo uma massa do mochi (um bolinho japonês) e por isso em muitas de suas referências o animal sempre está cozinhando batendo a massa de arroz, que em muitas lendas dizem que é essa massa que faz a Lua ser branca.

O coelho em japonês chamado de Tsuki-no Usagi. Isso te lembra algo? Usagi Tsukino que é o nome da protagonista de Sailor Moon para quem conhece o anime. Tanto seu penteado de cabelo se assemelham a longas orelhas de coelho, e muitos de seus acessórios são referências do animal.

Em algumas versões diferentes da história da separação de Chang'a e Houyi é de que o Coelho de Jade foi capaz de salvar as pessoas na terra com um de seus preparos especiais. No filme "A Caminho da Lua" o Coelho de Jade é um excelente feiticeiro, criando a poção capaz de juntar o amuleto e trazer o Houyi de volta a vida para juntar o casal novamente.

É incrível como uma simples mancha do satélite pode trazer tanta imaginação para criarem tantas histórias acerca de um coelho cozinheiro e a uma deusa lunariana. - Nahaly Cristini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma explicação, não uma resposta

Meu trauma não me fez mais forte

Coisas Boas